terça-feira, 2 de junho de 2009

Resposta as Enquetes.


Você sabe o que é IPI?


O IPI, imposto sobre produtos industrializados, tributo de competência constitucional da União Federal, como o próprio nome sugere, incide sobre operações com produtos industrializados, nacionais e estrangeiros, obedecidas, contudo, as especificações constantes da denominada TIPI (tabela de incidência do imposto sobre produtos industrializados).
Para fins de incidência do referido imposto, o produto deve se submeter a qualquer operação que lhe modifique a natureza ou finalidade, ou ainda o aperfeiçoe para o consumo, sendo irrelevantes o processo utilizado para obtenção do produto e a localização e condições das instalações ou equipamentos empregados, tais como:


transformação – operação exercida sobre a matéria-prima ou produto intermediário, que resulta na obtenção de nova espécie;


Beneficiamento – operação que modifica, aperfeiçoa ou, de qualquer forma, altera o funcionamento, a utilização, o acabamento ou a aparência do produto;


Montagem – operação que consiste na reunião de produtos, peças ou partes e da qual resulta novo produto ou unidade autônoma, ainda sob a mesma classificação fiscal;


Acondicionamento ou reacondicionamento – operação que altera a apresentação do produto, pela colocação da embalagem, ainda que em substituição da original, salvo quando a embalagem colocada se destine apenas ao transporte da mercadoria;


Renovação ou recondicionamento – operação exercida sobre produto usado ou parte remanescente do produto deteriorado ou inutilizado, que renova ou restaura o produto para utilização.


Curiosidade


A alíquota utilizada varia conforme o produto. Determinado produto tanto pode ser isento, quanto ter alíquota de mais de 300% (caso de cigarros)


Você sabe o que é ICMS?



É o imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.


Sobre o que incide? Sobre a circulação de produtos como gêneros alimentícios, utilidades domésticas, eletrodomésticos dentre outros, e também sobre serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.


O que é valor agregado? É o valor(ou percentual) acrescido ao preço de custo, composto por despesas operacionais, financeiras etc., para determinação do preço de venda de mercadoria ou serviço.


O que é alíquota? Quais são? (Artigo 17, decreto 08/98)

É o percentual que é aplicado Interna: 12%, 17%, 25%
sobre o valor do produto ou Interestadual: 12%, 17%
serviço tributado ( para Exportação: 13%
apuração do imposto a recolher)


Você sabe o que é ISS?


É o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, que tem como fato gerador a prestação de serviços constantes da lista anexa ao seu Regulamento.


QUEM É OBRIGADO A PAGAR O ISS?
A empresa, a sociedade civil e o profissional autônomo que exerce atividade econômica de prestação de serviços.


QUEM É OBRIGADO A PAGAR O ISS?
A empresa, a sociedade civil e o profissional autônomo que exerce atividade econômica de prestação de serviços.


QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA SE INSCREVER NO CADASTRO DO ISS?


Cópia autenticada dos seguintes documentos:
1) Para Pessoa Física (Autonômos)
Cópia do CPF.
Cópia do documneto de identidade.
Comprovante de endereço: IPTU, LUZ, TELEFONE ou ÁGUA.
Cópia da carteira de habilitação profissional.


2) Para Pessoa Juridica
Cópia do CNPJ.
Cópia do Contrato Social e do último Aditivo ou de Documento equivalente.
Comprovante de endereço: IPTU, LUZ, TELEFONE ou ÁGUA.
Contrato de locação ou Mmatrícula do imóvel.



Fonte: Naturezapt.wikipedia.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário